A elegância do ouriço (2)

Terminei de ler o livro.

Foi uma formidável leitura. Sabe quando você sente como se aquilo fosse algo que você poderia ter escrito, de tanto que você se identifica? Pois é, foi desse jeito. Uma sucessão de questionamentos à sociedade e ao modo como vivemos, uma crítica a nossa ingenuidade em querer dar um sentido à vida, e ao mesmo tempo uma ode à arte e à beleza que há no mundo e nas pessoas. Parece paradoxal (talvez seja), mas pra mim é totalmente compatível.

Quando fui chegando no finalzinho estava até ficando triste, porque teria que me separar do livro. E apesar de adorar a depressão e o deslocamento das personagens (me sinto e penso frequentemente como elas), fiquei extremamente desapontada com o desfecho – condizente com toda a mensagem do livro, mas inesperado (pelo envolvimento que se cria com os personagens). Talvez o final fosse até previsível se considerássemos a história e modo de ser dos protagonistas. Acho que meu desapontamento na  verdade só mostra que ainda que eu acredite que o mundo e a vida não tenham sentido algum, a gente no fundo tem esperança de  melhorar, e de que podemos dar nosso próprio sentido às coisas e encontrar a felicidade. Não foi bem da maneira como eu gostaria, mas ficou a mensagem de que a vida vale à pena pelos pequenos momentos de felicidade em meio a toda essa confusão.

“(…) pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo. É como se (…) fizessem uma espécie de parênteses no tempo, de suspensão, um alhures aqui mesmo, um sempre no nunca.

Sim, é isso, um sempre no nunca.

(…)

(…)

A beleza neste mundo.”

A elegância do ouriço, página 350

Deixe uma resposta

