Playing for change

Playing for Change is a multimedia movement created to inspire, connect, and bring peace to the world through music.

pfc-banner-438x70

Há um tempo atrás um amigo meu me mandou um link de “um negócio que eu acho que você e seu namorado vão gostar”. Tenho uma certa preguiça com certas coisas da internet, mas resolvi dar uma olhadinha assim mesmo.

Abri o link no youtube para ver/ouvir a música (a internet tem esse caráter meio sinestésico, digamos assim) e me surpreendi. A canção “Stand by me” de Ben E. King, numa versão interpretada por músicos (a maioria, até onde eu sei, anônimos) de diversas partes do mundo. Fiquei arrepiada ao ver/ouvir aquele registro de que a música é realmente a linguagem universal humana, que ultrapassa todas as fronteiras, e é capaz de unir as pessoas em favor de um objetivo. Muito lindo e emocionante (além de um trabalho de edição e mixagem fenomenais).

A apresentação é parte de um projeto que visa demonstrar justamente  o caráter formador, unificador e transformador da música, com canções interpretadas por músicos de diversas regiões do globo. O projeto inicialmente se fez conhecer através de documentário e CD, e mais tarde os organizadores resolveram criar uma fundação com o objetivo de arrecadar dinheiro para construir escolas de música em regiões carentes do globo. O nome da fundação/projeto, “Playing for change”, pode ser considerado um trocadilho em inglês, pois pode significar tanto “Tocando (música) para mudança” quanto “Tocando (música) para (arrecadar) uns trocados”.

É difícil hoje em dia saber verdadeiramente até onde vão os interesses pessoais de cada um e a vontade real de contribuir para mudar algo para melhor nesse mundo caótico, mas a princípio o projeto parece ser legítimo, e acho que merece atenção e divulgação. No mínimo, você vai desfrutar de alguns bons momentos ouvindo as canções.

São essas pequenas coisas que não deixam minha esperançazinha morrer lá no fundo… Apesar de todas as atrocidades e mentiras, ainda resta a uns poucos seres da humanidade alguma poesia e beleza para nos dar força e fazer acreditar que (talvez) possamos contruir algo diferente… (se já não for tarde demais)…

O site (em inglês) para saber mais:  www.playingforchange.com

Deixe uma resposta

