A obsessão precoce pela beleza

Folheando uma das revistas semanais do país, deparo-me com uma reportagem cheia de fotos de menininhas como se fossem tiazonas na “Ilha de Caras”, cheias de poses, em salões de beleza, spas e centros de tratamento estético. A maioria delas mal tem 10 anos de idade. Arrepio de medo e de nojo. Como pode?

A revista descreve a situação como sendo a de “meninas muito vaidosas” encorajadas ao saudável “cuidado próprio” pelas mães. Tá bom então.

Por um lado, acho um pouco determinístico colocar a culpa toda nas mães, mas Freud já explicava… É claro que hoje, além de mamães com a mente distorcida, ainda temos o apoio da mídia e das celebridades. Porém, na minha cabeça, a referência de casa é sempre a que tem o maior peso – a criança pode até ter outras fontes, mas se é ensinada a ter equilíbrio de julgamento, e tem boa orientação, fica menos propensa a se entregar a loucuras e esquisitices que aparecem por aí. E pelo que a revista mostra, são as mães o espelho e o encorajador dessas garotas.

Little Miss Sunshine: quem é mais feliz afinal? Little Miss Sunshine: quem é mais feliz afinal?

Meninas, de forma geral, sempre foram vaidosas – faz parte do universo feminino. Claro que eu brincava de me borrocar com maquiagens e de vestir as roupas de minha mãe, como quase toda garota faz. O problema é quando o negócio deixa de ser brincadeira e passa a fazer parte das preocupações e rotina das pobrezinhas. Putz, uma menina de 8 anos fazendo drenagem linfática? Outra de 10 anos (“aspirante a atriz”, aff!) que demora mais de 2 horas para se aprontar para ir à aula? Muito medo!!! Cada dia mais acho que o mundo tá perdido mesmo. Nem a infância foi poupada (se é que ela ainda existe)… Se desde cedo a maior preocupação das pessoas é esta, realmente não há como esperar muito delas no futuro. Triste para todos nós.

Deixe uma resposta

