Obama Nobel da Paz?

Tudo bem, eu (como boa parte das pessoas) adoro o Obama, me simpatizo muito com ele. Concordo que quando comparado ao Bushinho o Obama até parece um santo. Mas ganhar o prêmio Nobel da paz agora? Como disse um dos laureados com este prêmio: “Tão cedo? Muito cedo…”

O fato é que o Prêmio Nobel tem muitos vieses (como qualquer premiação ou concurso). O Alfred Nobel, um senhor riquinho da Suécia que gostava muito de ciências (dizem que ele inventou a dinamite), falava muitas línguas, era poeta e interessado nas questões sociais, orientou em seu testamento (em 1895) que sua fortuna fosse utilizada para a criação de uma Fundação que, entre outras coisas, selecionaria e premiaria aqueles que se destacassem nas áreas de medicina, química, física, literatura, e trabalhassem em favor da paz (mais tarde foi adicionada também a área de economia). Há uma comissão organizada para escolher anualmente cada um dos indicados – e vai saber quem compõe esta comissão…

Eles justificaram o prêmio dizendo que o Obama “aumentou a esperança no combate às armas nucleares”. Tá bom. Mas com esperança, apenas, ninguém vive. Nem o pobre do homem acreditou (ou pareceu concordar muito) com este resultado – é só ver a cara atônita que ele apresentou quando foi agradecer pelo Nobel recebido. O pior para ele, nem foi isso. Como foi premiado pela esperança que representou, agora ele carrega o enorme peso de ter que realizar o sonho de paz acalentado por bilhões de pessoas mundo afora. E, convenhamos: por melhor que seja Obama, as chances dele são bem escassas (a maioria dos esforços de paz que foram bem sucedidos agiam de forma local, e não global)… Tadinho: ele não é o super-homem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s