A democracia demagógica brasileira

Eu voto nulo. Somente na primeira vez em que votei escolhi candidatos. Mas eles não satisfizeram minhas expectativas. E como eu, infelizmente, não consigo crer em ninguém que receba a alcunha de político (ou de candidato a cargo político), e porque não consigo encontrar alguém por quem eu realmente me sinta representada, resolvi que o voto que melhor traduz a minha opinião é o voto nulo. O significado do voto nulo deveria ser algo como: “não há ninguém entre os candidatos que preste, então, não quero que nenhum deles ganhe e/ou me represente”. Porém, aqui em terras tupiniquins, o voto nulo quer dizer simplesmente… nada. Assim como o voto branco (o qual deveria significar: “qualquer porra que ganhar aí ta valendo pra mim”). No Brasil, votos nulos e brancos são jogados num mesmo saco (como se fossem a mesma coisa), e simplesmente desconsiderados para a eleição dos candidatos. Se mais de 50% da população votar nulo, eles simplesmente vão olhar os outros 50% (ou menos) de votos para selecionar os candidatos. Azar se a maioria não concorda, ou se não gosta de quem foi eleito. O que só prova que o político brasileiro não merece nosso voto, uma vez que as leis eleitorais (criadas por eles) não abrangem toda a gama de possibilidades de expressão da opinião através do voto – e o que interessa pra eles é chegar ao poder, independentemente da existência de uma massa insatisfeita.

A confusão quanto ao voto nulo no Brasil existe por conta de uma tal de “nulidade dos votos”. A nulidade dos votos ocorre quando fica provada a existência de fraude nas eleições, e assim os votos fraudados são invalidados. Se estes votos invalidados (por fraude) ultrapassarem os 50%, aí sim, as eleições são canceladas e remarcadas. Nada acontece se mais de 50% da população votar nulo (votar em um número/candidato que não existe).

Certas pessoas vêm falar que “votar nulo é um ato de passividade”, que você está “perdendo sua chance de exercer a democracia”… Palhaçada… Tudo bem, que no Brasil isso acaba mesmo acontecendo, não por votarmos nulo, mas porque não há voto válido que represente a opinião de quem anula o voto. O problema não está em quem vota, mas numa lei que é falha e antidemocrática. Poderiam até colocar a opção de votar em “Ninguém”, porém, há um candidato real que utiliza esse nome, e aí ninguém é alguém (que provavelmente é um ninguém).

Sem falar na obrigatoriedade do voto, que é mais um absurdo na democracia demagógica brasileira. Se fosse democracia mesmo, EU escolheria se desejo ou não votar. O direito de votar deve existir para todos e ser garantido, mas de maneira que cada um tenha a livre escolha de exercer ou não este direito. Agora, me diz: se somos obrigados a votar, e se o voto nulo não quer dizer nada, isso não é igual a mais votos para políticos corruptos e incompetentes chegarem ao poder, custe o que custar? É uma linda democracia!?

Eu acredito que não deveriam existir “eleições”, mas “seleções” políticas. Somente quem conseguisse completar determinadas provas e passar no processo seletivo poderia alcançar o cargo político. Poder-se-ia, inclusive, aproveitar o gosto nacional pelos “reality shows”, e produzir uma seleção política estilo Big Brother, televisionada para todo o país, em que a população acompanhasse em tempo real o comportamento e as provas dos candidatos. Talvez assim, quem sabe, alguém que presta chegaria ao poder… (ou não…).

5 pensamentos sobre “A democracia demagógica brasileira

  1. Às vezes voto nulo também. E nas outras, quase sempre ‘perco’ as eleições…
    Mas a gente já vive um Big Brother Eleitoral!!! Profissionalismo teatral, e várias provas escusas para conseguir chegar no topo do mundo!!!
    Se eu me candidatar, você repensa o voto nulo? 🙂

    • Ih, Isabela, acho que você vai ter que esperar mais tempo então, porque se não me engano, tem que ter no mínimo 35 anos pra se candidatar a senador! : )

Deixe uma resposta

