Bob Gruen – Fotografia e Rock’n’roll

No final do ano passado vi um documentário muito legal no HBO sobre assuntos que me interessam bastante: rock e fotografia. “Rock’n’roll Exposed: The Photography Of  Bob Gruen”, mostra o trabalho do fotógrafo nova iorquino Bob Gruen. O cara fotografa bandas desde o final da década de 1960, e já acompanhou os nomes mais importantes do rock (desde àquela época até hoje) em shows e turnês. Pode-se dizer que ele viu as bandas e movimentos nascendo e participou deles, pois estava sempre presente nos locais onde “as coisas aconteciam e as bandas nasciam” (antigamente isso era em bares e estúdios capengos, e não na sala de um produtor).

É muito legal ouvir as histórias que ele conta sobre os grandes personagens do rock (em especial sobre John Lennon e Yoko Ono, que foram fotografados quase que com exclusividade por Bob enquanto eles viveram em Nova York), e de como cada grande foto foi tirada. Além disso, para quem gosta de fotografia, ele fala muito sobre como criar empatia com seu “objeto” para criar fotos únicas e espontâneas, além de conversar sobre o preconceito por ter como alvo algo que até há pouco tempo era considerado como “sub-arte”: o rock and roll.

Suas fotos, obviamente, não são “certinhas”, no sentido de normalmente não haver pré-produção e de muitas saírem até um pouco desfocadas – afinal, o objetivo é fotografar um momento especial de um show ou de uma turnê para registrar uma sensação ou emoção demonstrada (ou estimulada) pelo “popstar” que está na frente da câmera  (como estes momentos são efêmeros, aguardar por uma luz ou foco perfeitos pode significar a perda de uma grande fotografia).

O cara é uma história viva, por isso vale muito à pena. Hoje em dia, com tanta burocracia e pré-moldagem, nem é mais possível para a maioria dos fotógrafos fazer fotos desse tipo…

Só não consegui encontrar o documentário para baixar na internet, então, por enquanto, parece que só na TV à cabo mesmo… Ficam aí alguns vídeos com o Bob e algumas de suas fotos mais notórias.

Aproveitem!

http://www.youtube.com/watch?v=e4DUSpLo-k8

http://www.youtube.com/watch?v=azQLDMucYbM

http://dafoto.blogspot.com/2009/10/como-os-fotografos-criaram-o-rock-and.html

2 pensamentos sobre “Bob Gruen – Fotografia e Rock’n’roll

  1. sensacionais as fotos! eu gosto demais de foto de rock. rock não é só música acaba sendo imagem também. essa foto do kiss é do disco dressed do kill. a história interessante é que na época eles ainda não eram sucesso absoluto, e os ternos eram emprestados. Olha como o tamanho do terno do gene simons está vários números abaixo!!!
    conheço gente que agradeceria muito se o avião da foto do led zeppelin ligasse a turbina e sugasse o robert plant lá pra dentro.

    • O Rock vive de imagens mesmo, Ogro! Por isso, as fotos são essenciais para dar o sentido completo à coisa!🙂 Legal a história do Kiss! Abração!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s