“Smells like Old Spirit”: o verdadeiro cheiro de “pessoa velha”

Nós humanos usamos muito pouco nosso sentido olfativo, especialmente quando comparados a outros animais. Mas volta e meia aparece alguma pesquisa (muitas delas, bizarras ou duvidosas) que nos lembra que ainda usamos essa capacidade em nossas interações sociais de forma que não percebemos. A mais recente mostra que conseguimos diferenciar a idade das pessoas pelo cheiro, especialmente as pessoas idosas.

Todo mundo já percebeu alguma vez o “cheiro de pessoa velha”, porém, normalmente o fato é comentado de forma pejorativa ou zombeteira – o que faz parecer que o mesmo se trata mais de uma piada social do que de uma realidade “odorística”. Os japoneses têm até um nome para este cheiro: kareishu.

O neurocientista Johan Lundström, percebendo que o tal odor mantinha uma “uniformidade” mundo afora (ao visitar locais como asilos, em que predomina a população idosa) resolveu pesquisar se os humanos seriam realmente capazes de “emanar” e detectar odores idade-específicos. Para isso, ele pediu para voluntários dormirem 5 dias sem trocar a camiseta do pijama, sendo que foram colocados absorventes na região das axilas das blusas. O grupo contava com homens e mulheres, representantes de grupos jovens (20-30 anos), de meia idade (45-55 anos) e idosos (75-95 anos). Em seguida ele pediu para um outro grupo de voluntários (de 20 a 30 anos)  “cheirar” recipientes que continham pedaços dos absorventes utilizados por cada um dos participantes, e indicar a faixa etária do produtor do “cheirim”. Houve uma grande identificação do “cheiro de velho” com a idade real do doador (essa identificação foi menor para as outras faixas etárias, mas ainda foi estatisticamente significativa). E mais: ao contrário do que parecem indicar as convenções sociais, o odor de idoso não foi indicado como desagradável, quando comparado aos dos grupos de outras idades.

Apesar dos resultados dos estudo, não se sabe exatamente por que conseguimos diferenciar os idosos pelo cheiro…

Baseado/traduzido dos artigos:

http://www.nature.com/news/old-person-smell-is-real-but-not-necessarily-offensive-1.10763

http://news.sciencemag.org/sciencenow/2012/05/smells-like-old-spirit.html?ref=hp

O artigo original:

http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0038110

2 pensamentos sobre ““Smells like Old Spirit”: o verdadeiro cheiro de “pessoa velha”

  1. Mas que estudo mais xexelento! Queria ver quem seria o macho de fazer um estudo desses por profissões. Pedreiros, jogadores de futebol, maratonistas e outras atividades em que a sudorese reina! Seria uma cafungada e uma passagem pra outra vida.
    Beijogro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s