Quando a ficção científica se encontra com a realidade: dilemas éticos da ciência

Bom, pode não ser exatamente como imaginávamos, mas muita coisa que aparece nos filmes de ficção científica começa a se “descortinar” frente aos nossos olhos. Em especial, o recorrente dilema do “hibridismo” homem-máquina e da potencialização de determinadas características humanas com o uso de drogas e outras tecnologias.

Hoje foi divulgado um relatório da Royal Society que reúne as principais considerações de diversos especialistas sobre este tema. Sinal de que o assunto passa cada vez mais a fazer parte de nossa realidade e suscita dilemas a respeito dos quais temos que pensar, para um futuro próximo.

Exemplos destas questões nos filmes de ficção, apenas para adoçar a boca (há muitos, muitos outros – quem lembrar posta aí nos comentários, por favor), podem ser vistos em Sem Limites, Robocop, e Blade Runner.

Alguns modelos de próteses para amputados já aproximam atletas paraolímpicos dos resultados dos atletas não amputados. Penso se não chegará o tempo em que ambos correrão nas mesmas competições. E até, se não chegará o tempo em que as próteses serão banidas por favorecerem os corredores amputados… O cientista Miguel Nicolelis promete que o primeiro chute da copa 2014 será dado por uma criança paraplégica, que utilizará um exoesqueleto que lembra o Homem de Ferro. Drogas são usadas para melhorar a performance de atletas, o desempenho de estudantes em provas, manter a atenção de motoristas – e, o exemplo mais notório, garantir que o “negócio” funcione na hora do sexo.

O relatório da Royal Society chama atenção para o uso destas tecnologias e outras no mundo do trabalho – pois é aí onde as mesmas têm maior potencial para gerar desigualdades e concorrências desleais. Devemos pensar e repensar bem o uso delas.

( Inspirado neste artigo da Reuters e neste do The Guardian. Você encontra o projeto original e os comentários a seu respeito aqui, no site da Royal Society.)

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s