Automação: como será quando os robôs tomarem nossos empregos?

Vamos sair da caixinha e pensar como será o futuro?

O que faremos quando os empregos forem cada vez mais escassos? Como você acha que as pessoas vão viver sem um emprego? Qual será a fonte de renda? Que ocupação vamos arrumar?

Você pode achar que é ficção, e não se preparar e nem pensar nisso. Pode ser que não aconteça tão cedo, que nossa geração não viva isso. Mas é nossa responsabilidade ter opções e caminhos, para que as próximas gerações possam viver mais do que uma vida de miséria e desemprego. Porque a substituição, cedo ou tarde, virá – queiramos ou não. Robôs costumam ser mais eficientes, conseguem trabalhar sem descanso e por um tempo maior, além de não exigirem (ainda!rsrs) leis trabalhistas…

Automação: como robôs tomarão seu trabalho
(Robô, neste caso, não se refere apenas a um bonequinho humanóide. Refere-se ao uso de tecnologia inteligente para executar atividades que em geral são executadas apenas por humanos – por exemplo, dirigir carros. Outro exemplo: em muitos países da Europa há supermercados onde não há um funcionário em cada caixa – cada cliente é que passa os produtos no leitor e faz o pagamento, há apenas um único fiscal por perto dos caixas, para conferir e tirar dúvidas…)

O texto e os vídeos do link acima estão em inglês. Em português, você pode ter uma ideia sobre como os robôs ocuparão nossos trabalhos (e já ocupam em alguns lugares) nesse vídeo do Leandro Zayd.

Se você quiser tentar encontrar algumas respostas para as perguntas destacadas no início deste post, você pode ler o livro Robots will steal your job, but that’s OK. O livro ainda não tem versão em português, mas siga este e este link para ter uma ideia do que ele diz em nossa pátria língua. Procurando, você vai ver que até mesmo a grande mídia já está abordando este assunto: aqui, aqui e aqui, por exemplo.

mcdonalds robot

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s