O “Espírito do Tempo” Personificado – Eduardo Galeano

Quadro MZBlog 1

Eduardo_galeano_abr

Eduardo Galeano, nestes relatos ao programa “Sangue Latino”, uma produção conjunta de TV Cultura, Canal Brasil e Urca Filmes, expõe seu saber poético, o qual está sempre presente em toda sua obra literária. Com uma referência ao passado, às culturas milenares e à sabedoria popular dos anônimos, misturadas a uma visão de futuro mais humano, Galeano nos ensina que a resistência corajosa, porém suave e compassível, é um provável caminho para conduzir-nos a tempos mais aprazíveis.

Seguem alguns trechos da conversa:

“Se você não entra no modelo, que de cima e de fora acreditam que é democracia, então aqui não existe democracia.”

“As histórias são as que permitem transformar o passado em presente. E que, também, permitem transformar o distante em próximo, o que está distante em algo próximo, possível e visível.”

“Não acredito em nenhum tipo de aristocracia, nem na do talento, ainda mais quando a aristocracia do talento é auto eleita (…).”

“Acho que o exercício da solidariedade, quando se pratica de verdade, no dia-a-dia, é também um exercício de humildade que ensina você a se reconhecer nos outros e a reconhecer a grandeza escondida nas coisas pequenininhas, o que implica denunciar a falsa grandeza das coisas grandinhas em um mundo que confunde grandeza com grandinho.”

(Repetindo uma frase de Fernando Birri quando indagado sobre o espaço da utopia no mundo de hoje): “A utopia está no horizonte e se está no horizonte eu nunca vou alcançá-la, porque, se caminho dez passos, a utopia vai distanciar dez passos, e se caminho vinte passos, a utopia vai se colocar vinte passos mais além, ou seja, eu sei que jamais, nunca vou alcançá-la. Para que serve? Para isso, para caminhar.”

_______________________________

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s