O “Espírito do Tempo” Personificado: Edgar Morin

Quadro 2Edgar Morin é, entre muitas outras atividades, filósofo e sociólogo (referências sobre o trabalho dele também aqui e aqui). Talvez a definição que melhor lhe caiba seja a de “pensador”. Autor da “Teoria do Pensamento Complexo”, ele defende que “é preciso reagrupar os saberes para buscar a compreensão do universo”. Toda sua expressão é permeada pela ideia de integração e da busca pelo bem-estar através do conhecimento e da compreensão, de um melhor viver dos homens com seus semelhantes. Além de suas obras literárias, científicas e até cinematográficas, Morin é bastante prolífico em palestras, entrevistas e afins, havendo disponibilidade de muitos recursos através dos quais é possível ter um contato inicial com este pensador e suas ideias. Segue uma breve seleção de alguns desses materiais para aqueles que quiserem conhecê-lo um pouco.

Esta entrevista concedida ao Programa Milênio, e transcrita pelo Projeto Fronteiras do Pensamento, demonstra a capacidade de Edgar Morin praticar a ideia de reintegração dos saberes como forma de compreender e modificar a realidade. Numa conversa relativamente curta ele consegue abordar os mais diversos assuntos, de forma tocante e esclarecedora:

“A esperança é a ideia que o futuro já que é incerto e já que é desconhecido, pode justamente ser melhor (…).

Neste programa Roda Viva de 2000 (transcrição disponível aqui), Edgar Morin fala da importância das ONGs:

“Eu acho que muitas organizações não-governamentais são, por assim dizer, a vanguarda de uma cidadania terrestre. Porque a tomada de consciência dos problemas universais é algo que se impõe, sobretudo, porque há uma tendência no mundo que leva cada nação, cada província a se fechar em seus próprios pontos de vista.”

Sobre a falência do sistema e da economia atuais:

“(…)este é o grande perigo, um dos grandes perigos da nossa época, porque a economia, o cálculo econômico… A economia é baseada em cálculos e tudo que foge ao cálculo é eliminado do pensamento econômico. Isto faz com que, infelizmente ou felizmente… o que foge ao cálculo é a emoção, a vida, o sentimento, a natureza humana. Então, temos um conhecimento abstrato. O conhecimento da sociedade não pode ser somente baseado no cálculo. Os problemas sociais não podem ser reduzidos a cálculos. Não podemos dizer que só o desenvolvimento da economia resolve todos os demais problemas humanos. E temos de reagir contra esta ideia simplista e redutora.”

Sobre ciência, chamando atenção para o fato da má apropriação desta pela indústria:

“(…)o perigo reside no fato de que hoje a biologia, que era uma ciência desinteressada, uma ciência de laboratório… E fazem com que esses laboratórios e essa ciência entrem em uma comunicação muito forte com a indústria. Uma indústria que procura, evidentemente, um lucro. Cria-se uma indústria genética que visa a seu interesse. Isso abre caminho a todas as manipulações. (…) Não sou contra o princípio de modificação. Sou contra os perigos e é preciso tomar precauções.(…) Acho muito perigoso permitir a apropriação da vida, em geral, e da vida humana, em especial.”

E vários outros assuntos…

[embed width=”640″ height=”360″]https://www.youtube.com/watch?v=ptITr1Zl9UQ[/embed]

Em palestra realizada no Sesc Consolação em 2012 ele aborda o tema “Consciência Mundial: por um conceito de desenvolvimento para o século XXI”. Um pequeno resumo da palestra pode ser lido aqui, onde encontramos também algumas frases ditas por Morin e reproduzidas abaixo, as quais parecem estar em sintonia com as ideias difundidas pelo Movimento Zeitgeist:

“Não se pode mudar apenas a estrutura econômico-social. É preciso mudar também as nossas vidas.”

“O sistema atual é ineficaz para lidar com problemas básicos.”

“Se não procurarmos o inesperado, não vamos encontrá-lo.”

[embed width=”640″ height=”360″]https://www.youtube.com/watch?v=zJywjv_S6L0[/embed]

Se você gostou de Edgar Morin e suas ideias, aprofunde os estudos lendo os livros e artigos escritos por este grande pensador contemporâneo.

edgar morin

________________________________________

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s